Orçamentação de obras

Orçamentação de obras

Muitas empresas e profissionais ainda têm dúvidas sobre o que é a orçamentação de obras, havendo confusão em diferenciar a orçamentação do orçamento de obras, que são diferentes, apesar de similares.

O que é orçamentação?

É um processo que visa determinar o resultado final da construção, ou seja, é a base para a fixação de preços no negócio.

Sua elaboração exige a interpretação aprofundada dos desenhos, métodos e especificações da obra. Neste procedimento o profissional deve estabelecer a melhor forma de realizar cada fase, identificar dificuldades e compreender os custos de sua execução.

Alguns parâmetros dificultam a exatidão dos resultados, tais como fenômenos naturais, variações de produtividade, disponibilidade de materiais, etc.

Afinal, qual a diferença entre orçamentação e orçamento?

Um erro muito comum, principalmente entre profissionais iniciantes no ramo da construção civil, está em não saber diferenciar, de forma correta, o orçamento de obras da orçamentação.

Enquanto o orçamento é o custo da obra, a orçamentação é o processo para determinar o resultado final.

A orçamentação, portanto, não é nada mais que uma estimativa de custos de uma obra que leva em consideração diferentes condicionantes como equipamentos, despesas gerais do canteiro, infraestrutura, instalações provisórias, licenças, impostos, eventuais riscos, etc.

É fundamental que a orçamentação apresente um “prazo de validade”, isto é, um período para que ela sirva de parâmetro consistente para a construção projetada, ao fim do qual estes dados ficam defasados e distantes da realidade atual.